Carros
Motos
Caminhões
Empilhadeiras
Geradores
Carros
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Caminhões
Empilhadeiras
Geradores
PARA CARROS
Como Funciona
A troca de óleo é um procedimento relativamente rápido que consiste na drenagem total do óleo pelo bujão e retirada do filtro. Após completo esvaziamento é feita a remontagem dos componentes e adição do novo óleo lubrificante.
Para que Serve
Mesmo que os carros se tornem cada vez mais sofisticados, o óleo do motor continua sendo sua força vital. O óleo lubrificante do motor serve para reduzir o atrito e o desgaste, além de resfriar, proteger contra corrosão, limpar, facilitar a partida a frio e vedar.
O óleo do motor precisa ser trocado quando estiver desgastado ou envelhecido. O óleo do motor se degrada com o calor e a pressão e pode coletar partículas nocivas que precisam ser removidas. Normalmente, isso significa a cada 10.000 km para um carro a gasolina ou a cada 15.000 km para um motor a diesel. No entanto, recomendamos que consulte o manual do fabricante para confirmar o intervalo de serviço específico para o seu veículo.
PARA MOTOS
Como Funciona
Para trocar o óleo do motor da sua moto será necessário drenar completamente o óleo antigo através da remoção do bujão, mas isso não leva muito tempo. Em seguida uma nova quantia de lubrificante é adicionada aos poucos até atingir o nível ideal.
Para que Serve
Um bom óleo deve ser capaz de cumprir bem seu papel de lubrificação em diferentes situações de temperatura. O esquenta/esfria de um motor de motocicleta exige um óleo lubrificante de boa qualidade e manutenção contínua para que o mesmo continue exercendo suas funções adequadamente em todas as partes do motor.
De modo geral, recomenda-se para motos de baixa cilindrada, a troca de óleo a cada 3.000 km rodados e no máximo a cada 6 meses. Todavia, pela grande variedade de versões e modelos é importante conferir as informações no manual do fabricante. Já a verificação do nível de lubrificante deve ser feita periodicamente.
PARA CAMINHÕES
Como Funciona
O método mais tradicional de troca de óleo do motor de seu caminhão é o de drenagem, em que o óleo velho simplesmente escorre por baixo do cárter. Uma consideração importante é fazer o procedimento quando o motor ainda estiver quente, pois nessa condição, a viscosidade do óleo diminui e ele sai com mais facilidade. Após a recolocação do parafuso (bujão), da borracha de vedação e do filtro de óleo, o novo lubrificante deve ser adicionado na quantidade indicada para cada motor.
Para que Serve
O óleo lubrificante tem um papel fundamental em motores de todos os tipos e complexidades. Os motores de veículos pesados como os de caminhões merecem, ainda, uma atenção especial pela intensidade de trabalho e potência. Para garantir o bom funcionamento do motor é imprescindível que haja a substituição periódica do óleo lubrificante. Isso porque, com o tempo, a viscosidade do produto perde a sua eficiência ideal.
As trocas de óleo para motores de caminhões podem variar entre 10.000 km a 50.000 km, dependendo do modelo e da complexidade do motor esse prazo pode ser ainda mais variável, por essa razão é fundamental consultar o manual do fabricante, além de conferir as especificações de tipo de óleo recomendado.
PARA EMPILHADEIRAS
Como Funciona
Seja qual for o componente da empilhadeira que precisa de troca de óleo, o procedimento é o mesmo. Esvaziamento completo do recipiente seguido do preenchimento com óleo novo.
Para que Serve
Empilhadeiras são equipamentos muito versáteis para transportar e realocar estoques e cargas. Assim como outros veículos utilizam óleo lubrificante durante o trabalho do motor. Não há necessidade de se utilizar um lubrificante feito exclusivamente para esse tipo de equipamento, já que os mesmos óleos lubrificantes de veículos automotivos atendem perfeitamente as exigências de lubrificação da empilhadeira.
As trocas de óleo de empilhadeiras podem ser feitas em momentos diferentes dependendo do item e do uso do equipamento. Indica-se a troca de óleo do motor a cada 200 horas, para a transmissão a troca de óleo deve ser feita a cada 1.000 horas e para o mecanismo hidráulico a cada 2.000 horas de uso
PARA GERADORES
Como Funciona
A troca de óleo de um motor gerador é bastante similar às trocas de motores em geral, será necessário drenar o óleo velho completamente, removendo o bujão de drenagem. Após o esvaziamento o bujão é recolocado e o motor reabastecido com o óleo recomendado.
Para que Serve
Assim como em outros motores, o óleo lubrificante tem muitas funções em gerador de energia, tais como evitar atritos e desgaste dos componentes internos da máquina, manter temperatura de operação segura, retirar os resíduos provenientes da injeção de combustível, impedir a entrada de impurezas e combater a corrosão e oxidação.
A troca de óleo de geradores pode variar de acordo com a forma de uso do equipamento. Para uso “Stand By” (casos de interrupção de energia) a troca deve ser semestral. Para usos diário com horários determinados, a troca deve ser quadrimestral e em caso de operação contínua deve-se fazer a troca mensal.
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