O óleo lubrificante para motor de carro assume papel super importante na conservação dos veículos. Isso porque, eles garantem que o motor esteja lubrificado e trabalhe da melhor maneira possível.

Além disso, os óleos são responsáveis por estabilizar a temperatura interna, evitando aquecimento exagerado, pela limpeza de partículas geradas pela fricção das peças e por vedar a entrada e saída de partículas no motor.

Com todas essas funções fundamentais, o cuidado com o fluido de lubrificação precisa ser redobrado e você não deve abrir mão de fazer a troca de óleo e do filtro conforme orienta o fabricante.

Mas, qual o tipo de óleo lubrificante mais adequado para o carro? Tem muita diferença entre um e outro?

Confira todas as respostas que precisa logo abaixo, vamos lá!

Quais são os tipos de óleo lubrificante?

Existem diferentes formas de classificar os produtos para lubrificar o motor. Hoje, vamos lhe mostrar os tipos de óleo lubrificante para carro de acordo com a sua natureza. Ou seja, conforme sua origem: mineral, sintética ou semissintética.

Óleo de motor mineral

O óleo de motor para carros de natureza mineral é obtido a partir do refino de petróleo cru. Depois do beneficiamento, o mineral se divide em diferentes partes de onde se origina um lubrificante que tem baixo custo e que é muito usado no mercado brasileiro.

Por depender da qualidade do petróleo, nem sempre os óleos lubrificantes minerais são os que possuem maior durabilidade. Aliás, eles precisam ser trocados com uma frequência maior do que os outros que ainda vamos falar.

Além disso, eles se dividem em três subcategorias:

  • Parafínico: que são mais estáveis e resistentes, oxidando de modo lento. Sua desvantagem é que não funciona muito bem em baixas temperaturas.
  • Naftênico: suportam melhor o clio mas não são compatíveis com alguns materiais sintéticos.
  • Mistos: possuem base parafínica e naftênica, misturando características importantes dos dois anteriores.

Óleo de motor semissintético

Muito associados ao seu bom custo-benefício, os óleos do tipo semissintético se caracterizam por misturar propriedades minerais e sintéticas. Para tal, o produto deve ter, pelo menos, 10% de óleo sintético para carro.

Em suma, são conhecidos porque possuem um desempenho melhor do que os óleos 100% minerais com um custo menor do que os sintéticos (que são bem mais caros).

Os óleos semissintéticos funcionam muito bem em motores de alta rotação como os 1.0 e carbonizam bem menos as câmaras de combustão quando comparados aos minerais.

Óleo de motor sintético

Considerados os mais tecnológicos e sofisticados, os óleos de motor sintético são os que apresentam melhor performance. Por conta do processo industrial de fabricação seu custo é mais elevado.

Em contrapartida, são os mais eficientes, podendo ser trocados com bem menos frequência que os óleos minerais ou semissintéticos.

De modo geral, um óleo para carro sintético lubrifica melhor todas as partes do motor, sendo capaz de acessar partes que os outros óleos não chegam. Com isso, a saúde e a vida útil do veículo aumentam. No entanto, seu custo de aquisição elevado ainda dificulta a utilização.

Qual o melhor óleo de motor para carros?

O cuidado com o óleo lubrificante do seu carro e a troca do produto bem como de seu filtro são etapas essenciais na manutenção preventiva. Pensando sobre os tipos de óleo, o melhor sempre será o que está recomendado no manual do fabricante.

Algumas montadoras dão instruções bem específicas como, por exemplo, qual a marca de óleo vai funcionar melhor no seu motor. Essa informação é obtida a partir de vários testes realizados nas fábricas, então deve ser levada em consideração na hora da escolha.

Para garantir a troca de óleo segura e com os melhores produtos do mercado, conte com a Nova Império do Óleo, uma empresa especializada que lhe ajuda a manter o carro rodando tranquilo. Conheça mais dos nossos serviços e continue aproveitando as novidades que aparecem aqui no blog.

Leia também: