O fluído de radiador faz parte de uma série de componentes básicos para que o carro funcione corretamente. Assim como o combustível, os filtros e o óleo motor, a qualidade e quantidade de líquido de refrigeração afeta diretamente o funcionamento do veículo.

Preocupados com isso, queremos lhe mostrar hoje, o que é esse tal fluido e, principalmente, quando fazer a troca do mesmo. Acompanhe conosco todas as informações essenciais sobre esse assunto, vamos lá!

O que é o fluido para radiador?

O fluido para radiador é um líquido pronto para uso que é adicionado ao radiador dos veículos para facilitar a refrigeração destes. Em suma, os fluidos de radiador são compostos por uma parte de aditivo chamado de monoetilenoglicol (um tipo de álcool) e uma parte de água desmineralizada.

Por mais que a combinação mude um pouco de um motor para outro, ela é fundamental para a execução da função do radiador no veículo e para não superaquecer o sistema. Nesse sentido, o álcool entra na mistura para garantir que a água não entre em ebulição em 100ºC nem congele à 0ºC, deixando o sistema mais estável. 

Para o que serve o fluido de radiador?

Então, como já dito brevemente, o fluido de radiador serve para complementar o sistema de resfriamento do veículo. O líquido de arrefecimento passa pelos componentes do motor absorvendo calor. Depois, resfria quando chega no radiador, que faz a expulsão desse calor acumulado.

Além disso, o fluido também faz a lubrificação das peças de seu sistema e mantém tudo protegido contra ferrugem e corrosão. Para que isso seja possível, é importante garantir a qualidade do produto e seu sistema fechado e sem vazamentos. 

Quando devo colocar e trocar o fluido do radiador?

Essa pergunta está descrita no manual do fabricante sendo que esse documento é sempre o melhor lugar para saber quais as medidas mais adequadas para seu carro. No entanto, em geral, entende-se que o fluido para radiador deve ser trocado a cada 30 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano, o que vier primeiro.

Isso ocorre porque o líquido possui uma data de validade e, conforme seu uso, pode perder a eficácia. Aliás, esse é um ponto importante: confira de tempos em tempos como está o nível e a viscosidade do fluido em seu reservatório pois se estiver fora do recomendado pode ser que exista um vazamento que precisa ser corrigido.

Leia também: 

Como saber se está bom?

Por mais que o líquido de arrefecimento tenha uma cor específica para cada montadora, suas condições devem ser cristalinas e não escurecidas. Além disso, para saber se o fluido de radiador ainda está bom vale ficar atento ao marcador de temperatura do painel do veículo e ao nível, que precisa estar entre a marca de mínimo e máximo.

Pode completar o fluido do radiador com água?

Se, por acaso, o frentista do posto de combustível pedir para verificar e completar o nível do fluido de radiador, recuse. Isso porque, ao preencher o espaço com água da rede de distribuição, você pode acabar contaminando o reservatório com minerais presentes na mesma. Adicionar água da torneira no seu radiador é um recurso para emergências!

O mais correto é adicionar água desmineralizada, que não cria placas de cálcio ou outros problemas no motor do seu veículo.

Onde fazer a troca do produto?

O ideal é sempre fazer a troca do fluido de radiador em uma mecânica especializada pois esta possui conhecimento para esvaziar todo o sistema, limpá-lo e depois adicionar o novo produto.

Essa troca pode ser feita em conjunto com a revisão automotiva anual, sendo que, na Nova Império do Óleo você encontra profissionais capacitados para o serviço. Confira quais são os outros serviços que oferecemos e garanta uma vida útil maior para o veículo.

Leia também: