Vai viajar ? Não esqueça de fazer uma revisão automotiva para a sua segurança e a da sua família.
A revisão automotiva deve sempre ser feita respeitando os intervalos estabelecidos pela fabricante e ou mecânico de sua confiança.
Antes de viajar estamos todos no clima de férias, sem preocupações e uma ótima ideia é ter tudo revisado para ter um melhor desempenho do carro e também para que nada comprometa a viagem.
Segundo a Uol, um levantamento da PRF indica que mais de 12 mil colisões foram causadas por defeitos mecânicos, e que grande parte deles são causados por falta de revisão e dentre eles por motivos simplórios que às vezes acabam passando despercebidos e causam o pior.
Um exemplo é o de manter os limpadores de para-brisa funcionando perfeitamente, para que o condutor possa ver com clareza o trânsito. E as luzes do veículo como luz de ré, lanterna, farol e setas são essenciais para que outros motoristas consigam ver e entender o trânsito.
Ver carros aquaplanando em dias de chuvas porque estão trafegando com os pneus “carecas” acaba sendo um acidente comum de ser visto.
Mas afinal de contas, o que é a revisão automotiva ? veremos a seguir como ela funciona e quais peças e sistemas precisam de atenção.
O que é uma revisão automotiva ?
Antes de mais nada, a revisão automotiva assegura que o veículo esteja funcionando corretamente de modo que seja seguro trafegar. É a prevenção de problemas que podem vir a acontecer no futuro com o seu veículo. Ela acontece por meio de uma checagem periódica de todos os componentes do carro, precavendo ou resolvendo o desgaste de seu sistema, seja mecânicos ou elétricos. A revisão preventiva é considerada a mais econômica, levando em conta que os reparos necessários podem custar mais que a manutenção e que ela evita o agravamento dos problemas. Outro ponto positivo a longo prazo é a valorização do veículo que tem as revisões automotivas realizadas cumprindo os prazos estabelecidos pelo fabricante para o mercado de carros seminovos.Mas ao que devo dar atenção ?
Assim como as luzes externas e internas do carro são essenciais para alertar outros condutores do que se passa e evitarmos acidentes, todo o sistema e todas as peças são essenciais para que o carro funcione perfeitamente. Mas se pudermos dar atenção a algumas que podem prejudicar diretamente o veículos seriam algumas dessas a seguir;
- Pneus;
- Rodas;
- Sistema elétrico;
- Itens complementares
- Luzes do painel, lanternas, setas, freio, farol, pisca-alerta;
- Amortecedores;
- Freio;
- Alinhamento e balanceamento;
- Troca de óleo e tanque cheio;
- Limpador de para-brisa;
- Água do radiador;