Todo combustível para automóveis pode conter algum tipo de resíduo que vem da produção, transporte ou armazenagem. O acúmulo dessas sujeiras compromete a eficiência do motor e pode gerar problemas grandes aos motoristas. Para manter a gasolina ou etanol limpos, o filtro de combustível se faz mais do que necessário.

Esse equipamento simples impede a passagem de poeira, água, ferrugem e outras sujidades para o motor, sendo muito útil em qualquer veículo. 

Você está percebendo alguma alteração no desempenho do seu carro? Então saiba que o problema pode estar nesse filtro. Para saber mais sobre o filtro de combustível e quando é o melhor momento de trocá-lo, continue a leitura!

O que é o filtro de combustível?

O filtro de combustível é uma peça cilíndrica que comporta uma malha de papel resistente e duas pontas por onde entra e sai o líquido. Disponível nas cores preta, dourada ou revestido com uma capa branca, seu material de fabricação varia de acordo com o motor para o qual será usado. 

Nesse sentido, o filtro pode ser de plástico, alumínio, aço ou outro material capaz de suportar a corrosão do líquido que alimenta o motor dos veículos. Só para ter uma ideia, veículos à gasolina não precisam de um material tão resistente quanto os flex ou à etanol.

De modo geral o filtro de combustível garante que o processo de combustão que ativa o motor e empurra o pistão para o carro andar ocorra de maneira limpa. Afinal, essa peça permite que o líquido combustível chegue limpa ao motor.

Leia também:

Qual é a função do filtro de combustível?

A resposta mais simples é de que o filtro de combustível tem a função de filtrar esse líquido, no entanto, podemos ser mais específicos. O filtro serve para retirar sujeiras que estejam no combustível como poeira, ferro, partículas orgânicas, entre outras. 

Essas impurezas são o resultado de toda a cadeia do combustível até chegar ao motor do carro. Ao longo da produção, armazenamento, transporte e até dentro do tanque do carro, a gasolina, por exemplo, pode acumular resíduos. 

Sendo assim, o filtro está localizado entre o tanque e o motor para impedir que as sujidades adentrem o sistema e contaminem a bomba de combustível e o bico injetor. Fazendo isso, a peça garante que o motor continue funcionando da melhor forma possível.

Quanto tempo dura esse filtro?

O tempo de duração de um filtro de combustível depende de três fatores:

  • Das instruções do manual do fabricante que pode trazer uma quilometragem máxima ou até um período de tempo determinado.
  • Da qualidade e do tipo de combustível utilizado, pois nem todos são iguais.
  • Das condições das estradas e formas de uso do carro.

Como saber se o filtro de combustível está ruim?

Além de saber o que a montadora indica sobre o prazo de substituição do filtro de combustível, o próprio veículo pode dar sinais de que está na hora de fazer a troca. 

Sendo assim, se o seu carro começar a manifestar falta de potência, partida lenta, falhas nas marchas lentas, dificuldade para arrancar e atingir velocidades mais altas, entre outros, pode ser um problema no filtro.

Quando e como trocar o filtro?

Quando o filtro de combustível fica sujo, ele acaba prejudicando a eficiência do veículo e causando problemas no motor. Em suma, a indicação é fazer a troca depois de 10.000 quilômetros rodados (geralmente) ou quando alguns dos problemas citados antes aparecerem.

O fundamental aqui é seguir a periodicidade recomendada pelo fabricante e identificar os sinais do carro de que algo está errado. Essa atenção garante que o automóvel tenha sua vida útil prolongada.

Para fazer a troca do filtro de combustível você pode contar com a equipe da Nova Império do Óleo. Além do serviço de manutenção, temos vários recursos disponíveis para o seu veículo rodar mais tranquilo.

Leia também: