Fazer a manutenção preventiva evita uma série de problemas que o carro pode ter. Nesse sentido, a troca do óleo de motor entra como um componente super importante pois ajuda a manter as peças do coração do veículo.

Além disso, o lubrificante aumenta a vida útil do motor, fazendo com que possa rodar mais tempo sem apresentar desgastes.

Muita gente acredita que a substituição deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados, mas, será que esse é o prazo correto? Será que existe algum jeito de saber se o óleo ainda está bom?

Quer saber as respostas para essas e outras dúvidas sobre o lubrificante de motor? Então continue conosco e aprenda quando fazer a troca deste produto.

Qual a função do óleo lubrificante do motor?

Em suma, o óleo tem a função de garantir o bom funcionamento das peças móveis que estão em constante atrito no motor. Para isso, o óleo de motor lubrifica e refrigera a parte interna do equipamento, mantendo cabeçotes, cilindros e outros componentes bem supridos.

Leia também: Quando foi inventado o primeiro óleo de motor

Como saber quando o óleo do motor está ruim?

A cor natural do lubrificante é marrom caramelo, ou seja, com aspecto claro. Com o tempo, é natural que ele adquira uma coloração mais escura, resultado do trabalho dentro do motor.

No entanto, quando o óleo de motor fica rapidamente escuro ou já apresenta um tom bem forte, você deve ligar um sinal de alerta de que precisa fazer sua troca.

O teste da vareta também permite saber se deve substituir o óleo ou não. Nesse caso, você pode atestar o nível do produto ao puxar a vareta de controle. Para tal, o veículo deve estar parado em uma superfície plana há, pelo menos, 10 minutos. 

Quando trocar o óleo do motor do carro?

Os sinais que descrevemos acima ajudam a perceber quando é o momento de fazer a troca do óleo de motor. Porém, existem outros fatores que devem ser considerados nesse momento:

  • Quilometragem: para carros em ambientes severos, dentro de cidades com muito arranca e para, por exemplo, a troca precisa ser feita a cada 5 mil quilômetros. Agora, para quem faz uso moderado, essa distância aumenta para 10 mil quilômetros.
  • Tempo de uso: a cada 12 meses o lubrificante de motor precisa ser substituído por outro. Lembrando que esse prazo vale até mesmo para veículos que não atingiram a quilometragem que mencionamos acima.

Além disso, fique atento ao que diz o manual do fabricante do seu carro. Isso porque, alguns modelos podem ter especificações diferentes e, nesses casos, o ideal é sempre seguir o que diz no documento.

Onde fazer a troca do óleo de motor?

Você deve fazer a troca do óleo de motor de forma total. Ou seja, não deve apenas preencher o que estiver abaixo do nível. Essa medida, aliás, pode ser muito prejudicial para o bom funcionamento do motor!

Locais especializados em revisão automotiva e troca de óleo são os mais indicados para substituir o produto. Nesses lugares, eles retiram todo o líquido que está desgastado e fazem a adição do novo.

Na Nova Império do Óleo você encontra uma equipe preparada para cuidar do seu veículo e os melhores produtos lubrificantes. Ademais, nossa equipe já faz a troca conjunta do filtro do óleo de motor para que seu carro rode tranquilo e apresente a melhor performance.

Saiba mais sobre o assunto: