Dirigir é uma atividade que exige atenção constante, afinal, o tempo todo está acontecendo alguma coisa e precisamos estar focados para conseguir reagir da melhor maneira. As principais causas de acidentes de trânsito estão, justamente, ligadas à falta de atenção durante essa atividade.
Só para ter uma ideia, dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) apontam que em 2021 foram mais de 980 mil ocorrências em todas as estradas brasileiras. Por conta dos acidentes, cerca de 23 mil pessoas perderam a vida.
Pensando nesses dados e nas causas de acidentes em todo o território, queremos listar quais são as mais comuns e algumas medidas para reduzir os riscos. Confira mais informações em seguida.
Principais causas de acidentes de trânsito no Brasil
Sem dúvida, a negligência é um dos fatores que mais causam acidentes de trânsito no Brasil. Isso vale tanto para motoristas que dirigem acima do limite, embriagados ou cometem infrações quanto para os responsáveis por manter as estradas seguras.
Dentro disso, podemos citar três elementos por trás dos acidentes:
- Fator humano;
- Fator veicular;
- Condições das vias.
Acidentes de trânsito que tem o fator humano como causa
As principais causas de acidentes de trânsito no Brasil relacionadas aos condutores são:
- Falta de atenção;
- Desrespeito aos limites de velocidade;
- Ingestão de bebida alcoólica ou outro entorpecente antes de dirigir;
- Não respeito à distância mínima entre os veículos;
- Dormir ao volante;
- Ultrapassagem em local proibido;
- Desobedecer a sinalização da via;
- Não sinalizar manobras da maneira correta.
Fator veicular: quais são as ocorrências mais comuns
Ao “pegar a estrada”, o motorista assume os riscos de dirigir um veículo que não apresenta as condições ideais. Desse modo, as causas mais comuns de acidentes de trânsito que têm origem no estado do automóvel são: freios, suspensão, faróis, pneus, limpadores de pára-brisa, coroa dentada, sistema elétrico, combustível e itens de segurança.
Em geral, o que acontece é que veículos sem a manutenção correta podem apresentar falha em um ou mais componentes. Como efeito, podem ser a causa de acidentes nas estradas.
Leia também:
Vias em boas condições evitam acidentes de trânsito
Por mais que muitos acidentes de trânsito tenham causas relacionadas à direção perigosa e negligente, as condições das vias também podem influenciar. Nesse sentido, asfalto degradado, sinalização insuficiente ou inadequada, falta de passarelas, ausência de acostamento e animais sobre a pista são fatores de risco.
Como evitar que acidentes de trânsito ocorram?
Agora que você já conheceu as principais causas de acidentes de trânsito nas estradas brasileiras, temos que falar sobre formas de prevenção. Afinal, a maioria das ocorrências poderia ser evitada com uma direção preventiva, que respeita as regras de trânsito e não comete irregularidades.
Assim sendo, confira algumas dicas de como evitar ocorrências ao trafegar com seu veículo:
- Não ultrapasse em faixa contínua ou outro local proibido;
- Respeite a sinalização da via;
- Não exceda o limite de velocidade da via;
- Use o cinto de segurança e garanta que os passageiros também utilizem;
- Não faça uso de entorpecentes ou bebidas alcoólicas antes de pegar no volante;
- Preste atenção na estrada, ou seja, evite distrações com celular ou outro dispositivo;
- Se o clima estiver desfavorável com neblina, chuva ou outro problema climático, tenha atenção redobrada;
- Não dirija cansado.
Além disso, mantenha uma frequência de revisões no seu veículo para garantir que tudo esteja funcionando como deve. Nesse quesito, a Nova Império do Óleo pode lhe ajudar com uma equipe preparada para manter o carro em boas condições e fazer trocas de óleo, de filtros, entre outros serviços.
Todos os meses publicamos dicas de cuidados e curiosidades sobre o universo automotivo, acompanhe aqui mais informações e leia também: