A troca de óleo lubrificante automotivo é um procedimento relativamente simples, porém, essencial para conservar o seu carro. O cuidado com a validade do produto garante maior segurança para rodar tranquilo.
Essa atenção também aumenta a conservação e a vida útil do veículo, afinal, permite que o motor trabalhe de maneira mais eficiente.
Quer saber como funciona a troca de óleo do motor, qual o prazo para fazer a substituição e onde procurar ajuda? Se sim, venha conosco e tenha todas as respostas que precisa!
Quanto dura um lubrificante?
Obrigatoriamente, o lubrificante automotivo precisa ser trocado de tempos em tempos. A desculpa de que rodou poucos quilômetros ou que faz apenas alguns meses não pode ser dada.
Isso porque, conforme você anda com o carro ou o tempo vai passando, os ciclos de trabalho do óleo lubrificante fazem com ele se desgaste. Assim sendo, os componentes móveis do motor ficam menos lubrificados, aumentando o calor, ruído e desgaste.
A durabilidade do óleo varia de acordo com o veículo, mas, em geral, pode-se dizer que quando ele muda da cor clara para a escura, pode ser o momento de fazer a troca.
Os ciclos de trabalho fazem com que a cor mude e o lubrificante pode, inclusive, perder suas propriedades químicas, o que é perigoso para a saúde do carro.
Para que serve o óleo de motor?
O óleo lubrificante automotivo serve para lubrificar as peças móveis do motor e as proteger do atrito e desgaste e, por isso, sua troca dentro do prazo é essencial.
Além disso, um bom lubrificante também ajuda a evitar a ferrugem, melhorar a performance, auxiliar no resfriamento e, consequentemente, aumentar a vida útil do motor.
Isso tudo ocorre porque o produto passa pelos espaços entre as peças e, com isso, melhora a maneira como elas deslizam.
Quais são os perigos de não trocar o óleo de motor?
O lubrificante faz a lubrificação e detergência do motor. Por isso, ao perceber sintomas de mau funcionamento com dificuldade de dar partida e consumo de combustível, o mais correto a fazer é olhar os níveis de óleo lubrificante do motor para fazer a troca.
Ademais, se a luz do óleo acender no painel, a dica é parar o veículo imediatamente para que a ausência do lubrificante não gere problemas maiores.
Tudo isso é essencial para se dizer pois não substituir o óleo motor causa consequências perigosas como:
- Superaquecimento das peças;
- Perda de potência;
- Borra entre as peças que prejudicam a lubrificação;
- Fundição do motor.
Aliás, essa última é a mais temida pelos motoristas. Afinal, todo mundo sabe o quão custoso é lidar com um motor fundido.
Quando trocar o óleo lubrificante automotivo?
Todo manual de proprietário de veículo possui informações bem claras de quando deve ser feita a troca do óleo lubrificante automotivo. Mas, em média, carros com uso leve precisam da substituição do produto a cada 10 mil quilômetros ou passados 6 meses depois da última reposição.
Mesmo que você não rode muito com o veículo ou entenda que 6 meses é pouco tempo, o ideal é seguir o que está descrito no manual do seu carro.
Também é válido verificar o volume de óleo pela vareta. Esse teste rápido permite ver se o lubrificante está na quantidade correta. Mas lembre-se, essa análise serve apenas para ver o nível (estar entre o máximo e o mínimo) pois não há como atestar a viscosidade por meio dele.
Como fazer a troca do óleo lubrificante automotivo?
Quando o veículo está dentro da garantia, a troca de óleo lubrificante automotivo faz parte das revisões de rotina e precisam ser feitas na concessionária.
Agora, para carros que já saíram da garantia, a recomendação é seguir as instruções do fabricante, usando, inclusive, o óleo nas proporções ali indicadas.
Para fazer a troca correta, observe detalhes como:
- Uso do lubrificante correto;
- Certificação do produto, não aderindo a marcas com qualidade duvidosa;
- Fazer a troca com o motor aquecido;
- Trocar o filtro em conjunto.
Quer garantir um serviço de qualidade para que seu carro tenha uma vida útil maior? Então conheça o serviço de troca de lubrificante da Nova Império do Óleo e conte com nossos profissionais para cuidar bem do seu veículo.
Leia também: