Você está sentindo seu carro perder potência? Percebe que ele está aquecendo demais ou demora para dar a partida? Ligou o ar condicionado e sentiu um odor ruim? Então, todas essas situações são “avisos” indicando que está na hora de olhar para os filtros do carro.

Em suma existem 4 tipos de filtros em um automóvel: de ar, de combustível, de óleo e de cabine. Cada um deles possui uma função específica, no entanto, de modo geral, eles atuam para reter a entrada de partículas no motor ou na parte em que estão os passageiros.

A troca dos filtros não é muito complicada e seu custo é muito baixo quando comparamos com os problemas que o mau funcionamento deles podem gerar. Assim sendo, confira agora mais detalhes sobre cada um dos filtros automotivos e quando trocá-los.

Quais são os tipos de filtros em um carro e quando trocá-los?

As montadoras costumam ter sistemas de filtros para automóveis diferentes entre si, sendo que cada uma recomenda trocas conforme o modelo do proprietário. Com isso, para saber qual o momento certo para substituir o filtro, não deixe de consultar o manual do fabricante.

Além disso, lembre-se sempre que os cuidados com essas peças influenciam na saúde do veículo e também da sua. Isso porque os filtros impedem que o motor entre em contato com sujeiras que afetam seu desempenho, ao mesmo tempo que diminuem a emissão de gases poluentes na atmosfera. Sem contar que o carro roda com mais segurança!

Conheça, em seguida, os filtros do seu carro que merecem atenção a cada revisão preventiva:

Filtro de ar

O filtro de ar automotivo garante que apenas o ar limpo passe para o motor e a câmara de combustão. Com isso, ele atua bloqueando poeira, areia, dejetos e outros resíduos para que estes não se instalem sobre as peças móveis do motor.

Geralmente esses filtros de carro são feitos com um papel especial ou em malha de aço e, quando estão saturados, comprometem o desempenho do motor gerando:

  • Maior emissão de gás carbônico;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • Perda de potência. 

Considerando tudo isso, a orientação é que a troca desse tipo de filtro seja feita a cada 10.000 km rodados com seu carro na cidade ou 5.000 km em zonas rurais.

Filtro de combustível

Com a função de impedir que o combustível seja contaminado com sujidades, esse filtro de automóvel fica localizado entre o tanque e o motor. Com isso, ele retém qualquer fragmento que esteja armazenado e evita que o bico injetor e a bomba de combustível tenham algum resíduo.

Adotados em motores à combustão, que funcionam com gasolina, diesel e álcool, os filtros de combustível protegem carburadores, bicos de injeção direta e outras partes sensíveis dos veículos. 

Ademais, a troca do filtro deve seguir o que o manual do carro orienta, mas, em geral, costumam ser feitas a cada 10.000 km rodados.

Filtro de ar de cabine

Muito associado ao ar condicionado, mas presente em veículos que possuem apenas sistema de ventilação, o filtro de ar de cabine assegura a saúde do motorista e passageiros.

Isso porque ele filtra o ar, acumulando fungos, ácaros e bactérias. Dessa maneira, impede que quem está na cabine entre em contato com essas impurezas.

Quando está sujo pode comprometer a saúde de quem respira o ar interno do carro e causar mau odor.

Por ter características especiais, sua troca depende das condições climáticas de cada região e não segue uma regra de quilometragem. Você pode conferir seu estado quando fizer uma revisão de rotina e trocar se necessário. 

Onde trocar o filtro do carro com segurança?

Todo carro exige uma série de cuidados e manutenções para rodar tranquilo e ter vida útil maior. Nesse sentido, a Nova Império do Óleo pode ajudar a manter seu automóvel em bom estado com trocas de filtros e outros serviços de manutenção.

Conheça os nossos serviços disponíveis em toda capital e faça um orçamento!