Carros com câmbio automático ainda geram uma série de discussões, mesmo que já façam parte do cotidiano. Nesse sentido, uma das maiores dúvidas diz respeito a quando fazer a troca de óleo da transmissão desses veículos.

Em resumo, o óleo do câmbio automático é essencial para o bom funcionamento da caixa de marcas. Assim sendo, ao não inspecionar seu nível e deixar que falte, você pode comprometer o desempenho do seu carro.

Portanto, antes de correr algum tipo de risco e precisar trocar todo o conjunto de transmissão automática (o que é muito grave), confira tudo sobre a substituição do óleo do câmbio e em que momento fazê-lo.

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Para que serve o óleo de transmissão?

A transmissão ou caixa de marcha é o sistema responsável por regular a comunicação entre o motor e os pneus dos veículos. Desse modo, ela determina qual a força e a velocidade empregada, sendo uma das partes mais importantes do carro.

O óleo de transmissão, por seu turno, serve para lubrificar as partes internas do câmbio. Além disso, ele tem a função de proteger o sistema de corrosão e desgastes, atuando na refrigeração e limpeza das peças da caixa. 

Por mais que nem todos os fabricantes indiquem a necessidade de fazer a troca de óleo de transmissão, você deve acompanhar o nível, verificar se há vazamentos e perceber mudanças no automóvel para não ter problemas com esse fluido.

Todo carro com câmbio automático precisa trocar o óleo de transmissão?

A resposta mais exata é: depende. Isso porque nem sempre a montadora recomenda ou prevê que seja feita a troca do óleo de transmissão. Ainda mais para veículos mais novos!

Dessa maneira, você precisa considerar o desgaste do seu carro e as condições severas das vias pelas quais trafega. 

No Brasil é comum que existam muitos buracos, trepidações e, em alguns lugares, trechos de chão batido em péssimas condições. Esses fatores contribuem para o desgaste do óleo lubrificante. 

Diante disso o melhor é monitorar os sinais que o carro dá de que algo não vai bem e também controlar de perto o nível desse lubrificante para não errar.

Como saber se o óleo do câmbio automático está ruim?

O câmbio com transmissão automática manifesta alguns sintomas quando a qualidade do óleo lubrificante não está boa ou falta o produto para completar o nível. Confira, em seguida, quais são esses sinais:

  • Ruído estranho na pulsação do conversor de torque;
  • Trancos na hora de fazer a troca de marchas;
  • Sensação de que as marchas trocam de maneira brusca;
  • Aquecimento;
  • Carro patina ao tentar arrancar;
  • Vazamentos em tom marrom gelatinoso, vermelho ou rosado.

Como ver o nível de óleo da caixa de marcha?

A inspeção do nível de óleo de transmissão é importante para saber se já está na hora de trocar ou não. Nem todos os manuais das montadoras dão orientações de qual a quilometragem ideal para isso, mas você pode conferir quanto de lubrificante há no câmbio e depois proceder da maneira correta.

Nesse sentido, você deve aquecer um pouco o carro e colocá-lo sobre um piso plano. Em seguida, identifique onde está a vareta de nível da transmissão, que fica presa ao tubo de enchimento.

Retire a vareta pela primeira vez e limpe com uma flanela ou outro tecido que não solte fiapos. Na sequência, coloque a vareta de volta até o fundo e a retire pela segunda vez.

Agora, confira se o nível de óleo é o adequado conforme as marcas da própria vareta. Além disso, aproveite para verificar a cor do produto.

Ao menor sinal de que algo está errado, procure por ajuda especializada para evitar que sua caixa de câmbio tenha alguma danificação mais grave.

Quando e como fazer a troca do óleo de transmissão?

Sempre que considerar a troca do óleo de transmissão verifique qual o plano de manutenção da montadora para saber o melhor procedimento. Alguns modelos podem incluir a substituição entre os itens de revisão, enquanto que outros recomendam inspeção ou nem citam esse item no manual.

Independente disso, faça a medição do nível e monitore o estado do óleo de lubrificação. E, quando precisar de algum ajuste, conte com a Nova Império do Óleo para lhe auxiliar na troca do lubrificante.

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